Galáxia 'irmã' da Via Láctea foi engolida por Andrômeda, diz estudo

M32p tinha pelo menos 20 vezes o tamanho de qualquer galáxia que já se fundiu com a Via Láctea
25/07/2018 07:08 Tecnologia e Ciência
© Reprodução/Science Photo Library

Cientistas do Departamento de Astronomia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, divulgaram um estudo que revela que a Via Láctea já teve uma galáxia "irmã", que foi engolida há 2 bilhões de anos pela galáxia mais próxima de nós, a Andrômeda.

Acreditava-se que essa auréola de estrelas tivesse sido formada a partir da fusão de Andrômeda com pequenas galáxias. Agora, os pesquisadores Richard D'Souza e Eric Bell comprovaram que grande parte desse rastro é o que restou de uma única galáxia massiva que foi "engolida".

A galáxia "irmã" da Via Láctea, chamada de M32p, tinha pelo menos 20 vezes o tamanho de qualquer galáxia que já se fundiu com a Via Láctea.

"Quando percebemos isso, ficamos em êxtase, porque essa descoberta poderia explicar vários outros mistérios associados a Andrômeda", afirmou o pesquisador à BBC News Brasil.

Fonte: Notícias ao Minuto