PRF começará a testar o drogômetro em algumas rodovias do país.

Drogômetros serão testados ainda este ano pela PRF
09/07/2021 11:18 Brasil
reprodução
reprodução

drogômetro é um aparelho semelhante ao famoso bafômetro que já é conhecido pelos motoristas. Ele detectará se o condutor do veículo fez o uso de alguma substância psicoativa nas últimas horas como cocaína, THC, MDMA, anfetamina e outras drogas. A previsão é que os testes comecem ainda neste mês de julho com alcance de 9 mil testados até o final de dezembro.

A iniciativa da PRF juntamente com a SENAD (Secretaria nacional de políticas sobre drogas) e a AMMETRA (Associação mineira de medicina de tráfego) visa certificar a capacidade do aparelho e seu grau de confiança para ter dados suficientes sobre a sua operação e aprovação de uso.

Em pesquisa realizada pela polícia rodoviária federal, mostra que o uso de drogas por condutores subiu a ponto de dobrar, enquanto números de motoristas alcoolizados diminui. Isso se deve também ao valor alto da multa de R$ 2964,70, além da suspensão da carteira por 12 meses para quem dirige embriagado.

De acordo com o diretor científico da AMMETRA, Alysson Coimbra, a redução do número de acidentes de trânsito juntamente com as mortes em função da gravidade, diminuirá com a utilização dos dogrômetros juntamente com análise toxicológica.

‘‘Enquanto o número de infrações por dirigir sob o efeito de álcool cai, cresce a incidência de motoristas flagrados dirigindo após consumir drogas. A maior dificuldade na identificação de sinais de uso de substâncias ilícitas pelos motoristas torna urgente a regulamentação e uso desse aparelho no país, assim como já acontece há mais de dez anos em outros lugares do mundo’’, declara.

Com a sua eficácia comprovada, será usado nas fiscalizações de cinco estados brasileiros que integram o programa ‘Em frente, Brasil’, idealizado pelo governo federal.

Fonte: Brasil do Trecho